Entrega dos Selos “Escola Amiga das Crianças” em Gondomar

Aconteceu na Casa Branca de Gramido a cerimónia de entrega dos selos “Escola Amiga das Crianças” às Escolas distinguidas de Gondomar. Uma cerimónia singela mas com muito significado para todos. O espaço foi pequeno para acolher todos os que quiseram associar-se a este importante ato de reconhecimento às nossas Escolas e às suas comunidades pelo trabalho que desenvolvem diariamente na procura de mais qualidade na Educação em Gondomar.
Um reconhecimento por Gondomar e para Gondomar.
Porque acreditamos no trabalho em parceria e em rede envolvemos a FAPAG na organização deste evento. E foi com a FAPAG que envolvemos as Escolas e as autarquias de Gondomar para honrarem este momento impar no reconhecimento do que as nossas gentes sabem e podem fazer. Tal como aconteceu por todo o país que se envolveu.
A “Escola Amiga das Crianças” surge num desafio lançado pelo psicólogo Dr. Eduardo Sá à CONFAP num contribuo de se mostrar à sociedade as boas práticas educativas e escolares que existem pelo país. Gondomar não foi exceção e evidenciou uma participação e distinção muito meritória com os seus 29 projetos distinguidos de 13 Escolas/Agrupamentos. Parabéns aos distinguidos, mas sobretudo parabéns a todos que participaram, pela partilha e pela coragem. Obrigado!
A CONFAP abraçou este projeto sem hesitar e com o objetivo de combater a ideia de que a Escola só serve para classificar e seriar. Quisemos demonstrar que a Escola e a família quando querem, quando se dedicam e em parceria conseguem fazer maravilhas com as crianças e com os jovens. Foi um sucesso esta iniciativa nacional pela vontade, pela crença e pelo reconhecimento público. Por todo o país constatamos o interesse e o envolvimento das comunidades ao mais alto nível das suas representações institucionais. Uma palavra também à Leya Educação pela parceria e excelente colaboração.
Porque acreditamos que é juntos que vamos conseguir evoluir, convocamos todos, Escolas, Famílias, Decisores, para este desígnio maior que é a Educação. Convocamos para estabelecer e consolidar a confiança, o compromisso e para com lealdade e convicção fortalecer os valores de Humanidade. Só assim temos o direito de ser credores do trabalho que desenvolvemos. Podemos ter visões diferentes e ainda bem, pois só na diferença podemos construir oportunidades de progresso. Na diferença mas focados nas crianças e nos jovens, percebemos e empreendemos para melhorar a Educação, as suas emoções e a sua qualidade de vida!
Por isso, continuamos o nosso compromisso com a Educação, o nosso compromisso com o presente, confiantes no futuro, e lançamos já a 2ª edição desta iniciativa. Uma edição que terá algumas novidades ao nível das categorias distinguidas e dos níveis escolares (ver mais em www.confap.pt).
Agora com o,
ALTO PATROCÍNIO DE SUA EXCELÊNCIA O SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Vamos continuar a desenvolver uma Escola mais amiga das Crianças!
Bem hajam!
Obrigado!
Jorge Ascenção
Presidente da CONFAP

Deixe uma resposta